Eventos



21 de Abril - Tiradentes:
No 21 de Abril vir a Paraty para comemorar o dia patrono cívico do Brasil, herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira. É uma boa oportunidade para desfrutar de redescobrir o Caminho d' Ouro em Paraty e as cachoeiras!
- Duração: 3 dias

23 de Abril - Festa de São Jorge:
São Jorge é o padroeiro "não oficial" no Rio, pois é um fenômeno na cultura local. Seus devotos são contados em dezenas de milhares, no 23 de Abril, Dia de São Jorge, é uma obrigação de prestar homenagem ao "Santo Guerreiro".
- Duração: 3 dias

1º de Maio
Dia do Trabalho: Feriado Nacional – Cai numa 4ª feira

10-19 de Maio
Festa do Divino Espírito Santo (Festa do Divino Espírito Santo): A tradicional Festa do Divino Espírito Santo é atribuída à Rainha Isabel de Portugal (1271 - 1336) e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. Em Paraty tem sido celebrada desde o século XVIII. A festa do Divino é realizada no dia de Pentecostes e é uma homenagem à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, dando início a 10 dias de grande devoção religiosa e alegria profana.
- Duração: 20 dias

24-26 de Maio
Festival do Bourbon Jazz: Jazz e Blues sob as estrelas, com shows internacionais e entrada livre e gratuita.
- Duração: 3 dias

30 de Maio - Corpus Christi:
Na festa de Corpus Christi, a procissão é o grande destaque, quando acontece a ornamentação das ruas do Centro Histórico com tapetes realizados de vários tipos de materiais, como pó colorido, pigmentos, cal, flores, café, etc.
- Duração: 4 dias

 31 de Maio - 2 de Junho
Festival do Camarão (Ilha do Araújo): Este é um festival criado para arrecadar fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, os padroeiros dos pescadores. Também é o final da temporada do camarão. As delícias gastronômicas servidas durante o festival a preço de custo são: Camarão Casadinho, Strogonoff de Camarão e o tradicional Bobó.
- Duração: 3 dias